Varejofacil

04th mai 2015 Software

O varejofacil é um software com arquitetura estruturada por módulos,
permitindo que sua comercialização seja realizada buscando maior aderência
a necessidade e realidade do cliente.
Com interface amigável e ajustável a qualquer tipo de tela, mesmo em
smartphones e tablets, permite o acesso em qualquer lugar através de um…
Os módulos que são possíveis de comercialização são os seguintes:
-Gestão
-Frente de Loja
-Fidelização
-Convênio
-SPED
-Serviço

Considerações sobre os módulos:
 Podem ser comercializados de forma independente;
 Ao estarem liberados juntos na aplicação, funcionam de forma integrada;
 O módulo de frente de loja está embutido no módulo de gestão, logo,
quando o módulo de gestão for comercializado não há necessidade de
comercializar o módulo de frente de loja;
 O módulo SPED somente pode ser comercializado junto com o módulo Gestão.

MÓDULO GESTÃO

O módulo possui em suas funcionalidades recursos para empresas que buscam aprimorar a gestão de
seus negócios de uma forma ampla através de controles de compras, vendas, financeiro, estoque e fiscal.
As principais funcionalidades e características deste módulo são:
MÓDULO GESTÃO
Pessoa é toda e qualquer entidade física ou jurídica que tenha alguma interação direta (uso) ou indireta
com o sistema. A pessoas somente será cadastrada uma única vez e poderá ser utilizada como loja,
cliente, fornecedor, funcionário ou usuário.

1. Pessoa

Pessoa é toda e qualquer entidade física ou jurídica que tenha alguma interação direta (uso) ou indireta
com o sistema. A pessoas somente será cadastrada uma única vez e poderá ser utilizada como loja,
cliente, fornecedor, funcionário ou usuário.

Funcionalidades

Holding Cadastro de holding: Uma holding pode ter associada a ela várias lojas, clientes,
fornecedores ou funcionários. É muito útil quando se deseja consolidar informações de uma rede de lojas,
fornecedores que pertencem a um mesmo grupo, etc.

Loja: Cadastro de lojas.

Cliente: Cadastro de clientes, status e ramo de atividade. No cadastro de cliente pode ser
ainda definidor os limites e datas de corte do convênio, caso o cliente seja uma empresa conveniada.
No status pode ser definido os status de cliente VIP, Bloqueio, etc.

Fornecedor: Cadastro de fornecedores.

Funcionário: Cadastro de funcionário.

Listagem: Listagens de clientes, fornecedores e funcionários.

 

2. Produto

Reuni todas as funcionalidades relacionadas a mercadorias ou serviços, comercializados pelo
estabelecimento, como as questões tributárias incidentes sobre os mesmos.

Funcionalidades

Produto: Cadastro de produto

Classificação: Refere-se a classificação mercadológica e contem os cadastros de seção, grupo
subgrupo.

Unidade: Cadastro de unidade.

Gênero: Cadastro de gênero para atendimento ao fisco.

Característica: Características são informações adicionais ao produto. Cadastro de
características.

Aplicação: Permite definir situações em que o produto pode ter mais de uma utilidade, como
por exemplo em peça para carros. Uma peça pode ser usada em mais de uma
marca e modelo de carro.

NCM: Cadastro da nomenclatura comum do Mercosul.

Consulta Estoque: Permite consultar posição de estoque nas lojas. O estoque apresentado nesta
funcionalidade tem como origem o saldo de estoque do SysPDV Server.
Foi mantida no Varejofacil por uma questão de atendimento ao legado.
Listagem: Listagem de seção, grupo e subgrupo.

 

3. Compra

Concentra os recursos inerentes a gestão de compras como sugestão, pedido de compra, entrada de
mercadorias, geração de custos e histórico de compras.

Funcionalidades

Sugestão de Compras: Permite através do varejofacil realizar os pedidos através da sugestão.

Nota Fiscal: Tratamento da recepção de notas ficais de entrada.
Contém recursos como:
· Importar XML
· Realizar Manifesto
· Efetivar notas
· Excluir notas
· Recusar notas
· Visualizar notas
· Estornar notas
· Cancelar notas
· Editar notas
· Cancelar
· Realizar manutenção em consistências

Consulta: Permite visualizar em uma única tela informações de custos, preços por
loja, estoques por loja e local de loja, compras e performance de vendas.

Pedido: Permite realizar a emissão, edição, bloqueio, desbloqueio,
cancelamento, encerramento de pedido.
Tem também recursos de realizar o atendimento do pedido, através da
vinculação do pedido ao XML da nota que o atende. Na funcionalidade
de atendimento o sistema confronta as informações negociadas no
pedido com as informações constantes no XML.

Conferência: Conferencia cega de mercadoria. Permite que seja dada entrada
através do DANFE/NF somente das quantidades que estão chegando.
As quantidades digitadas são confrontadas com as quantidades da nota
(XML), caso não fechem o sistema bloqueia o recebimento.

Relatório: Relatórios de notas fiscais e conhecimento de transportes.

Widgets: Visões gráficas da área de compras.

 

4. Fiscal

Reúne recursos relacionados as questões tributárias.

Funcionalidades

Impostos: Permite configurar os impostos para as esferas federal, estadual e
municipal.

Serie do documento: Refere-se ao controle de series de nota fiscal.

Contador: Dados cadastrais do contador da empresa.

Operação: Permite cadastrar as operações com configurações especificas como
gera contas a pagar/receber, atualiza estoque, etc.
Usado nas operações de entradas e saídas.
Fisco ECF: Cadastro do ECF usado nos PDV’s do estabelecimento.

 

5. Vendas

Concentra os recursos voltado a vendas como gestão de preço, promoção, nota fiscal etc.

Funcionalidades

Preço: Contém as funcionalidades de alteração de preço
individual, programação individual de preços e
programação para encarte.
Os preços são registrados por loja, ou seja, cada loja
tem seu preço individualmente.

Devolução: Permite realizar os processo de devoluções de venda
realizadas no PDV – Cupom Fiscal ou via emissão de
nota fiscal.

Promoção: Permite montar diversão forma de promoção de
vendas de produtos como:
· Pague X Leve Y
· Promoção por desconto
· Venda casada
· Lance único
· Premiação

Nota Fiscal: Emissão de nota fiscal de venda.

Painel de Venda: Painel onde pode ser visualizado as vendas por loja,
forma de pagamento, seção e produtos mais vendidos.
Apresenta ainda informações de número de clientes
atendidos e tickte médio.

Planilha de Preços: Recurso que permite realizar simulações de preços e
margens de produtos. A funcionalidade permite ainda atualizar preços e custos dos produtos.

Relatórios: Diversos relatórios com informações de vendas (curva abc), promoção, preço, venda por hora, venda por operador, etc

Widgets: Visões gráficas dá área de vendas.

 

6. Financeiro

Reúne recursos inerentes ao controle financeiro da empresa como contas a pagar, contas a receber, tesouraria, limite de crédito.

Funcionalidade

Agente: Intermediador financeiro.

Espécie de Documento: Tipo de documento.

Finalizadora: Forma de pagamento.

Títulos a Receber: Permite o controle e gestão dos títulos a receber de clientes.

Títulos a pagar: Permite o controle e gestão dos títulos a pagar de fornecedores.

Tesouraria: Possibilita a gestão de caixa, conta corrente.

Limite de Crédito: Limite de crédito do usuário.

Histórico Financeiro: Acompanhamento do histórico de contas a receber do cliente
Convênio Possibilita o controle de crédito de dependentes em função do
cadastro de um titular principal como empresas por exemplo.

Relatórios: Relatório financeiro.

Widgets: Visões gráficas dá área financeira.

 

7. Estoque

Reúne recursos para a gestão de estoques como inventários, produção, ajustes e transferências de
quantidades de produtos entre locais.

Funcionalidade

Local: Permite cadastrar uma ou mais locais de estoque para uma
mesma loja. A loja pode ter n locais de estoques como deposito,
área de vendas, área de avarias, etc.

Produção: Permite montar a ficha técnica de produtos compostos.

Ajuste: Permite cadastrar tipos de ajustes no estoque como produtos
estragados, produtos desviados, etc. Os tipos podem ser
negativos ou positivos.
Permite ainda realizar o ajustes das quantidades de estoques,
usando os tipos adequados.

Inventário: Em uma única funcionalidade é reunido todos os recursos
necessários para a realização de um inventário como abertura,
digitação das quantidades contadas, critica e fechamento.

Consulta: Permite visualizar os estoque dos produtos por loja e locais das
lojas.

Transferência entre locais: Permite realizar a transferência de quantidades de produtos entre
os locais das lojas.

Relatórios: Relatórios de saldos e extratos de estoques.

Widgets: Visões gráficas referentes a estoques.

 

8. Gerencial

Reúne recursos relacionados as configurações do varejofacil tais como cadastro de usuários, grupos
de acesso, configurações dos módulos dentre outros.

Funcionalidade

Usuário: Usuários que acessarão o varejofacil

Grupo: Grupo de usuários que acessarão o varejofacil

Atribuição de Acesso: Nível de acesso dos usuários

Configuração: Configurações do varejofacil

 

MÓDULO FRENTE DE LOJA

O módulo gestão do frente de loja contém ferramentas que permitem centralizar todas as configurações
relacionadas aos PDV’s tais como definição de níveis de acesso, exportação e importação de dados para
integração e monitoramento dos PDV’s.

 

1. Frente de Loja

Reúne recursos relacionados a gestão dos PDV’s tais como cadastro dos caixas, nível de acesso,
sincronização e configurações.

Funcionalidade

Caixa: Permite o cadastro dos caixas (PDV’s) de cada loja

Acesso: Permite atribuir o nível de acesso ao funcionários, definir o que cada nível
tem acesso a fazer.

Importação: Permite importar os dados de produtos, cliente, fornecedor, preço e
demais cadastros via arquivo texto utilizando a mesma estrutura que o
SysPDV_Server receber.
Permite importar os dados de produtos, cliente, fornecedor, preço e
demais cadastros via arquivo xml gerado a partir do SysPDV_Server.

Exportação: Permite exportar os movimentos para uma retaguarda no mesmo padrão
do SysPDV

Sincronização: Realiza a sincronização das informações da base de dados do varejofacil
com a base de dados do SysPDV. Atualiza dados do varejofdacil com os
SysPDV no tocante a produtos, preços, configurações do PDV, níveis de
acesso, etc.

Monitoramento: Permite monitorar cada loja e cada PDV’s no tocante a venda que não
subiu da lojas para o varejofacil, dias para expirar a chave do server, etc.

Configuração: Permite definir as configurações dos parâmetros do SysPDV_PDV por
loja.

 

2. Vendas

Concentra recursos voltados à gestão de vendas, preços e promoções.

Funcionalidade

Preço: Contém as funcionalidades de alteração de preço
individual, programação individual de preços e
programação para encarte.
Os preços são registrados por loja, ou seja, cada loja
tem seu preço individualmente.

Promoção: Permite montar diversão forma de promoção de vendas
de produtos como:
· Pague X Leve Y
· Promoção por desconto
· Venda casada
· Lance único
· Premiação

Painel de Venda: Painel onde pode ser visualizado as vendas por loja,
forma de pagamento, seção e produtos mais vendidos.
Apresenta ainda informações de número de clientes
atendidos e tickte médio.

 

MÓDULO SPED, CONVÊNIO E FIDELIZAÇÃO

1. Módulo SPED

A geração do SPED é liberada separadamente.

Funcionalidade

Geração do SPED: Gera o arquivos fiscal por loja e período.

 

2. Módulo Convênio

O módulo convênio permite o controle de crédito de conveniados associado a um titular, podendo ser
uma pessoa física ou jurídica. Podendo o crédito do titular ser divididos uniformemente ou
individualizado para os conveniados.

Funcionalidade

Convênio: Controle de crédito de conveniados associado a um titular.

 

3. Módulo Fidelização

O módulo fidelização visa influenciar os clientes habituais e possíveis clientes, incentivando-os a
comprar ainda mais, aumentando o valor médio de compra, o número de clientes e a taxa de retenção a
partir pontos acumulados e resgates de prêmios.

Funcionalidade

Prêmios: Cadastro de Prêmios

Pontos: Permite visualizar e realizar manutenções no pontos como adicionar ponto e
subtrair pontos.

Relatórios: Relatórios de extratos de cartões, clientes inativos, hábitos de consumo e
clientes em potencial.

 

MÓDULO SERVIÇO

1. Módulo Serviço

Foi idealizado para promover um controle financeiro dos espaços para aluguel dentro do estabelecimento
comercial.

Funcionalidade

Serviço: Permite o cadastrar os serviços a serem negociados e definir como
será a cobrança, como:
· Aluguel para 30 dias
· Aluguel para 45 dias
· Uso próprio

Categoria: Permite cadastrar o tipo de espaço a ser alugado, como freezers,
ponto de gondola, frente de loja, espaço aéreo, etc.

Locação: Permite importar a imagem da planta baixa por loja, e definir que
locais da loja serão passiveis de aluguel.
Permite ainda alugar cada espaço determinando quem é o
fornecedor, o tipo espaço a ser locado, o tamanho do espaço, valor e
período de locação.

Promotor: Permite o cadastro de controle de agenda de visitas do promotor.
É possível controlar se o promotor compareceu a loja, inclusive
validando o horário de entrada e saída.

Relatórios: Relatórios de contratos de locação e raking de fornecedores por
locação.

Usuário: Permite definir quem são os funcionários que serão usuários do
sistema. Um funcionário somente conseguirá se logar no sistema se
o mesmo for definido como usuário.

Grupo: Para realizar a liberação de acesso no sistema é necessário definir
quais os grupos e quem são os usuários desses grupos. Grupos
como compras, vendas, estoque, financeiro, diretoria, etc são
exemplos de grupos de acesso.

Atribuição de Acesso: Permite definir quais rotinas será atribuído acesso ao grupo de
usuários.
O acesso é definido por funcionalidades e nos recursos que a
funcionalidade tem, logo, pode se configurar que um grupo de
usuários tem direito a incluir e alterar produto, já um outro grupo tem
somente direito a incluir e não tem direito a alterar.
Todo os usuários do grupo terão os mesmos direitos do grupo.

Configuração: Permite parametrizar o sistema para definir o comportamento das
funcionalidades.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

Arquitetura

O varejofacil é uma aplicação preparada para ser utilizada a partir de um navegador (browser) testado no
Chrome e Firefox. Pode ser acessado de qualquer dispositivo que tenha acesso a internet, sendo possível
somente se o servidor da aplicação do varejofacil estiver publicado na internet. O uso de qualquer outro
navegador, diferente dos citados podem gerar inconformidades no funcionamento da aplicação.
Diante do exposto o sistema, a aplicação pode ser instalada nos seguintes formatos:
• Instalação local: o sistema é instalado na própria infra estrutura do cliente. Neste formato cabe ao
cliente disponibilizar o hardware servidor da aplicação;
• Instalação em datacenter: sistema é instalado em um datacenter a escolha do cliente. Toda a
negociação com o datacenter é de responsabilidade do cliente;
• Instalação em nuvem: o sistema é instalado em nuvem (cloud computing). Neste formato a CM é
responsável por manter o sistema funcionando em nuvem. Para aderir esse modelo deve ser realizado
um levantamento dos valores de investimento do armazenamento em nuvem e repassado ao cliente.

Hardware

Abaixo segue as configurações mínima de hardware requisitada para a instalação do varejofacil:

 Aplicação:

 Processador: I5 quad-core ou superior
 Memória: é necessário 1GB livre para o varejofacil
 HD: 500GB
 Sistema Operacional: Windows Server, Linux Server

Banco de dados (SGBD):

 Hardware:  Verificar recomendações do
fabricante do SGBD
 Sistema Operacional:  Vide documentação do fabricante
 O varejofacil trabalha com os seguinte bancos de dados:
 Oracle®
 SQL Server®
 Postgress

 

Responsabilidades do Cliente
O varejofacil é uma aplicação preparada para ser utilizada a partir de um navegador (browser) testado no
Chrome e Firefox. Pode ser acessado de qualquer dispositivo que tenha acesso a internet, sendo possível
somente se o servidor da aplicação do varejofacil estiver publicado na internet. O uso de qualquer outro
navegador, diferente dos citados podem gerar inconformidades no funcionamento da aplicação.
Diante do exposto o sistema, a aplicação pode ser instalada nos seguintes formatos:
• Instalação local: o sistema é instalado na própria infra estrutura do cliente. Neste formato cabe ao
cliente disponibilizar o hardware servidor da aplicação;
• Instalação em datacenter: sistema é instalado em um datacenter a escolha do cliente. Toda a
negociação com o datacenter é de responsabilidade do cliente;
• Instalação em nuvem: o sistema é instalado em nuvem (cloud computing). Neste formato a CM é
responsável por manter o sistema funcionando em nuvem. Para aderir esse modelo deve ser realizado
um levantamento dos valores de investimento do armazenamento em nuvem e repassado ao cliente.